12/31/2004

Um novo anus

Agora que 2004 está prestes a dar à soleta e 2005 está aí a estalar, apraz-me fazer uma pequena reflexão acerca das semanas que aqui passei.
Para ser sincero, nunca achei este fenómeno dos Blogs algo de muito excitante. Que raio de interesse poderia haver em ler as experiências semi-fictícias de um monte de gente que não conheço de lado algum?
Até que visitei o site Blogger.com e vi a página de estatísticas. Segundo o dito bicharoco, são actualizados – em média – cerca de 457 blogs a cada 10 minutos no mundo inteiro. Puxando uma máquina de calcular da gaveta, isso significa que são actualizados 2742 blogs por hora, o que é outra forma de dizer 65808 por dia, e 1974240 por mês!
Agora, isto posso ser eu que me espanto com facilidade. Mas como é que um fenómeno que põe um milhão e meio de pessoas no mundo a enviar quase vinte milhões de mensagens/mês para a net pode ser ignorado?
E estamos a falar apenas das pessoas que escrevem, pois eu imagino, atirando para o ar um número tosco por defeito, que por cada um que escreve deve haver dez que apenas lêem. Ou seja, devemos ter perto de vinte milhões de pessoas por mês a comunicarem umas com as outras, seja através de uma atitude activa (para aquelas que escrevem) ou através de uma atitude passiva (para aquelas que lêem).
Isto são apenas números. Mas dá-me um gozo tremendo imaginar milhões de mãos a teclarem freneticamente e outros tantos milhões a clicarem e olharem para um ecran. Dezenas de milhões de almas neste planeta em busca de qualquer coisa, a procurar contacto com seres semelhantes, a darem-se a conhecer e quererem ser conhecidos, um submundo electrónico e orgânico alimentado pela força de experiências relatadas, a estimulação da imaginação, a descoberta de ideias profundas, relatos diários sem significado e pequenos nadas capazes de nos abrirem uma janela para outra forma de ver as coisas.
Das duas uma, ou as comunicações entre os seres humanos estão realmente a evoluir, ou existem dezenas de milhões de pessoas por esse mundo fora com problemas sérios de falta de atenção.
Confesso que 2004 não foi dos meus melhores anos, mas espero que 2005 seja fantástico com esta minha nova família. E com a família real, claro…

Moral da história: afinal é a tecnologia que nos usa, ou somos nós que usamos a tecnologia?

Pensem nisto, meus comunicadores sublimados…

2 Comments:

Blogger Sérgio Lavos diz que disse...

Eu diria que é uma nova forma de comunicação entre indivíduos isolados do mundo, que é aquilo que todos nos vamos tornando. Os tempos que correm assim são.

7:55 da tarde  
Blogger uivomania diz que disse...

Julgo que não somos pessoas sós! Eu, não me considero só! Quero acreditar, que o "fenómeno" dos blogs são um meio para que cada um de nós possa interagir com os outros, numa comunidade cada vez mais global. Para grandes males grandes remédios! Muito se tem falado sobre a falta de comunicação entre as pessoas, sobre os lobies da informação... ora, aquí temos uma bela maneira de comunicar... e é aproveitar enquanto é tempo!... O que for se verá... Efectivamente, neste momento, é possível comunicar-mos, trocar-mos ideias uns com os outros... vamos a ver no que isto dá!
Parabéns pela tua reflexão.

4:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home