6/27/2005

O calão português


Existem duas expressões do calão luso que eu gosto particularmente. São expressões que significam "um local longínquo". São elas a Santa Cona do Assobio e o Cu de Judas. Embora eu não tenha o hábito de as proferir em público, a não ser que esteja apenas entre amigos, isso não significa que outras pessoas tenham esse problema. Talvez tenha sido por isso que achei estranho tê-las ouvido num tão curto intervalo de tempo este fim-de-semana. Estava eu num dos pontos mais altos do país, num miradouro qualquer da Serra da Estrela, quando oiço - por trás de mim - uma rapariga a dizer ao marido que aquilo "ficava no Cu de Judas". Tudo bem. É uma expressão de uso quase corrente e só deve ferir as susceptibilidades das pessoas mais rigidamente educadas. Porém, quando apenas dois minutos depois oiço um homem referir que "isto é a verdadeira definição de Santa Cona do Assobio", fez-se luz na minha cabeça!
Ora o facto de Cu de Judas e Santa Cona do Assobio serem expressões brejeiras que significam "um local distante", não há indicação alguma que nos diga que o Cu de Judas e a Santa Cona do Assobio sejam distantes entre si.

Pús-me a pensar.
E cheguei à conclusão que é possível provar que o Cu de Judas fica mais perto da Santa Cona do Assobio do que a maior parte das pessoas pensam.
Basta que Judas seja hermafrodita!

Pensem nisto, seus brejeiros inconsequentes...

(uma associação engraçada que descobri após ter escrito o texto anterior, e que só prova o que acabei de referir. Para os mais versados em língua inglesa, Assobio = Whistle | To Whistle = Assobiar; (whistle)~blow: Dar com a língua nos dentes; trair | traição = Judas). Albino Lapa ficaria orgulhoso de mim!)

13 Comments:

Anonymous Anónimo diz que disse...

Ora, meu caro:
com tanta manif (em especial dos lados dessa frente nacionalista q agora quer fazer ressuscitar a "Mocidade")nada me admiraria + que ver alguém calçar uma bota para "eliminar" o hermafrodita e deixá-las noutro não menos distante local: lá onde o diabo perdeu as botas!
Abraço desta sua regularmente visitante,
Zorianda

11:53 da manhã  
Blogger Ruben Neri diz que disse...

Lembrei-me agora que existem outras duas expressões bastante populares que são "Conchichina" e "Patagónia" dois países lindissimos onde Judas poderia viver não necessitando assim de ser hermafrodita :p

5:54 da tarde  
Blogger Ruben Neri diz que disse...

Peço desculpa...dois países não, duas regiões, a patagónia situa-se na Argentina e Conchichina (ainda nao descobri realmente o que é)

5:58 da tarde  
Blogger André Toscano diz que disse...

Também não sei o que é "conchichina".
Mas "cochinchina" vem definido no meu dicionário como sendo "uma raça de galinhas asiáticas". E acho que está mais do que na altura de começar a dar alguma atenção a estas galinhas!

Em todo o caso, não te esqueças que na época em Judas era vivo não existiam viagens aéreas de baixo custo. E para quem andava a pé para todo o lado, de sandálias, com um roupão e uma corda à cintura a fazer de cinto, uma viagem aérea de longo curso era - pura e simplesmente - uma proposta financeiramente irrealista. É óbvio que o homem não podia ir para mais lado nenhum! Especialmente quando "os treze" comiam e bebiam à borla para onde quer que fossem...

7:05 da tarde  
Blogger Ruben Neri diz que disse...

Tá bem visto!

3:01 da manhã  
Blogger xavierermesinde diz que disse...

Conchinchina: Definição dada pelos missionários jesuítas portugueses, que, idos da ìndia, no sec. XVI e seguintes, iniciaram a missionarização dos territórios que são hoje o Vietname, Cambodja e Laos, grosso modo.
Adoro em particular a expressão. Côna Maínhe Strit. Do inglês: On the corner of the Main Street. Ouvida pelos imigrantes portugueses chegados aos Estados Unidos no sex XIX, quando procuraam oa edificios e repartições publicos.

7:36 da tarde  
Blogger xavierermesinde diz que disse...

Partir Cascalho Com as Beiças do Cú.
(vai partir...) expressão para afugentar e/ou intimidar desocupados e preguiçosos. Nasceu na década de 1940, quando se iniciaram as obras de aprofundamento e alargamento do Rio Leça, para nascer o que hoje todos conhecem como Porto de Leixões. Sendo a obra de engenharia penosa, por exigir mta mão d'obra, o Governo do Sr Prof Dr Oliveira das Botas, por meio da PSP GNR ou Assistência Social, agarrava na rua ou nos albergues, todo e qualquer homem válido, (os sem abrigo de hoje) e obrigava-os a integrar as brigadas de trabalhadores conscritos. Pagavam pouco, alimentacão da cantina militar e tinham que permenecer no estaleiro enquandi assim fosse entendido pela autoridade. Também significa, nos Bairros da Sé e Ribeira, que só andava sem dinheiro quem quisesse, poi podiase oferecer directamente à porta da obra, sendo aqui o pagamento algo melhor em relação aos conscritos.

7:44 da tarde  
Anonymous Anónimo diz que disse...

é isso tudo
distrito da
Conchichina
concelho de
Santa cona do assobio
freguasia de
Cú de judas

6:17 da tarde  
Anonymous Anónimo diz que disse...

A Santa Cona do Assobio é perto do cu de Judas. Ambos ficam lá no caralho mais velho!

8:39 da tarde  
Anonymous Anónimo diz que disse...

acho k isso fica ali pós lados da casa do caralho!!!

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo diz que disse...

houve um gajo k em tempos foi pá puta k o pariu...

12:46 da manhã  
Anonymous Anónimo diz que disse...

creio que Sta Cona do assobio situa-se no distrito de vizeu,Concelho de Castro D'aire... Próximo de "Colo de Pito"! Nacional Geografic:)

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo diz que disse...

Não esquecer também outros locais bastante longínquos como: "cascos de rolha" ou "cascos do caralho" ou ainda "lá para trás do sol posto"

12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home