5/28/2005

Bonito, hein?

Não se fazem descobertas interessantes todos os dias.
Pelo que, quando uma revelação ocorre, é natural que lhe demos alguma atenção e lhe dediquemos algum tempo.
Foi isso que decidi fazer.
Mas em que consiste, então, a minha descoberta?
Ora estava eu a visitar o menu de administração do site Diz Que Disse quando me apercebi que, surpresa das surpresas, o motor de estatísticas não me diz apenas o número de visitantes, o país de onde vieram, quais as resoluções de monitores e browsers, etc. mas também me diz onde o visitante clicou para chegar ao Diz Que Disse.
Ou seja, se você tem um site onde introduziu uma link para o DQD (ou para este belógue), eu consigo saber em que momento algum visitante seu clicou nessa link para me vir visitar. Se quisermos ser mais justos, pode-se dizer que eu sei quando ele disse "CHEGA!" e se divorciou do seu site de qualidade inferior para se juntar à minoria esclarecida!
E fiquei chocado com esta descoberta!
Não por causa da tecnologia em si, que acho excelente. Mas por reparar que as palavras que as pessoas colocam nos motores de busca não têm rigorosamente nada a ver com o DQD!
Tirando os sites amigos e os suspeitos do costume que, regra geral, defendem o DQD de uma forma ainda mais acérrima que o seu autor, vou-me concentrar nos visitantes que, obviamente, estavam à procura de outra coisa qualquer quando vieram aqui dar.

E se abrirmos o Google.pt numa página em branco (experiência que o leitor pode efectuar no conforto do seu lar), começará um festival de perplexidade perante os nossos/vossos olhos.
Vou mencionar as expressões tal como me foram mostradas pelo meu servidor. Não liguem aos erros ortográficos. Vou introduzi-las tal como alguém as introduziu inicialmente no motor de busca, chegando assim até aqui.

Como dizia, se forem a Google.pt e introduzirem as palavras

próteses biomecânicas

vão rapidamente chegar à conclusão que o DQD aparece como primeiro resultado!
Que horror!! Alguém a querer investigar sobre próteses biomecânicas, provavelmente para oferecer uma a um afilhado que teve um acidente enquanto andava de patins de rodas em linha e ficou sem uma perna após se ter estatelado no chão no meio de uma luta de cães em Chelas logo na altura em que um pitbull raivoso se preparava para dar uma dentada num dobberman, e em vez desse cidadão aceder à informação que tanto precisava.... pimba! Diz Que Disse! Inadmissível...

É claro que isto não fica por aqui.
Já que temos a janela do Google.pt aberta, podemos experimentar meter as palavras

sapataria Charles

Novamente, PRIMEIRÍSSIMA POSIÇÃO!! Antes mesmo do site da própria marca! (que fiquei sem saber se existe ou não)
Como é que isto pode ser?
Eu percebo que até posso ter essas palavras algures no site. Como nunca releio aquilo que escrevo, até é provável. Só não me lembro. Mas não deveriam estas tecnologias ser inteligentes? Será possível que um administrador de um banco que precisa de procurar um par de sapatos decente para a inauguração da galeria de arte da sua amante tem de ser confrontado com as patetices que por aqui se escrevem? Coitado do homem! Especialmente quando o banco dele já deve ter sido alvo de uma carta do Acácio Jeremias... (clique aqui se quiser ficar esclarecido).

Em seguida, algo que me deixou um pouco deprimido, foi descobrir que o DQD aparece como uma hipótese a considerar na quinta posição de resultados do Google.pt quando são introduzidas as palavras

fotos dos batanetes

FOTOS DOS CARALHOS DOS BATANETES!!! Se isto não for perseguição da TVi, não sei o que será! Passei tanto tempo da minha vida a dizer mal deles e dos Máluucús du Reezo (dei erros propositadamente para ninguém vir aqui parar se colocar as palavras "Malucos do Riso" no google...), que agora - ironia do triste destino, ò sorte marreca! - tenho como leitores do DQD fãs acidentais da fase mais negra da comédia portuguesa! Não há justiça neste mundo!!

Saber que apareço no final da quarta página de resultados se introduzirmos as palavras

biografia paco bandeira

nem me conseguiu deixar tão deprimido como a história dos batanetes...

Adiante,

fita de Moebius aparece na sétima posição de resultados do Google.pt.
Tudo bem. Moebius foi um matemático e filósofo, uma pessoa inteligente e sábia, apesar de eu ainda não conseguir pronunciar o seu nome. Mas foi um homem distinto e inventivo. E eu lembro-me de ter escrito qualquer coisa sobre a fita de Moebius no passado, pelo que aceito este resultado de bom grado. Apareço juntamente com sites de universidades, estudiosos de matemática e curiosidades lógicas.
Acho bem. Escapa. Até os matemáticos precisam de sentido de humor. Porque não lerem o Diz Que Disse?

E tudo ficaria bem, se não descobrisse que estou nas posições 22 e 23 de resultados do motor de busca do Sapo sempre que se introduzem as palavras CORPORACION DERMOESTETICA!!!!!!!
Fico sem palavras!...............................
Novamente, uma vingança electrónica daqueles que me odeiam tanto como os odeio a eles!
A Corporacion Dermoestética, farta de me ouvir mandar bocas aos espanhóis e chateada por o Acácio Jeremias lhes ter enviado recentemente uma carta em que perguntava se poderiam proceder a uma operação plástica dentária a uma lontra de estimação, deve ter ficado com vontade de estabelecer uma linha separadora entre o DQD e o exercício das suas funções. E agora, sempre que uma mulher de cinquenta anos procura o site da Corporacion na net, achando que ficará mais atraente se esticar a pele da cara para cima e para os lados, tem de levar com a loção corrosiva DQD.
Será porque rir faz bem ao sistema imunitário e prolonga a vida da pele graças ao exercício facial?
Mas se as clientes da Corporacion não se coadunam com o perfil de alguém que gosta de ler as merdas que eu escrevo!...

Há resultados que representam males menores e dos quais poderia ficar aqui a falar o dia todo.
Por exemplo, porque raio é que o DQD aparece como quinquagésimo resultado quando se introduzem as palavras titanic cascais no Sapo? Será alguma relação entre o estado da economia e os hábitos consumistas das pessoas daquela zona? Será que o caminho para o iceberg financeiro do nosso país largou da marina da Cascais? E o que é que isso tem a ver com o DQD?
Mistérios...

Bem, para terminar, deixo-vos mais alguns resultados e respectivas qualificações na grelha de relevância.
Se introduzirem as palavras fotos de exposicao de caes no Google.pt, o DQD aparece como hipótese a meio da página 13. E decidi relatar este resultado pois parece-me especialmente interessante (para mim e para o meu irmão que é psicólogo) porque é que alguém que procura fotos de exposições caninas terá percorrido TREZE páginas de resultados até clicar no DQD?! Que raio de motivo lógico e racional haverá para alguém que procura gaja cona bordedo no Google.pt clicar no DQD quando é o site que menos imagens deve ter em toda a internet nacional?! E porque é que alguém procura um emissor fm no Google.pt e percorre mais de uma dezena de páginas até me clicar no centro da décima segunda página de resultados? Não haviam sites suficientes sobre rádio-amadorismo até o resultado do DQD lhe ter aparecido à frente dos olhos, meu amigo?!

É por estas e outras que eu acho que os portugueses ainda não estão preparados para as liberdades que têm.
Acho até que não estão preparados para a democracia! (os níveis de abstenção assim o confirmam)
A internet é uma ferramenta fantástica para se fazer tudo e mais alguma coisa. Pode-se procurar qualquer tipo de informação e longe vai o tempo em que se colocavam palavras num motor de busca e nenhum resultado aparecia (embora o termo mixolidização continue a dar apenas um resultado, ano após ano... Será que não há investigação a ser feita neste ramo científico?).
E o que é que as pessoas fazem? Esquecem-se daquilo que estão à procura e lêem o DQD!

Moral da história: bonito, hein?

Pensem nisto, seus perdedores de tempo...

4 Comments:

Blogger James Black diz que disse...

Deixa lá... em tempos escrevi que tinha ido comprar Roupa Nova e agora não só apareço em 7ª Posição no Google para as palavras "Roupa Nova" como ainda por cima a maioria das visitas do meu blog é de fãs dos Roupa Nova... How low can you get?

8:28 da tarde  
Blogger André Toscano diz que disse...

Desculpa lá, mas acho que preferia ver o DQD associado aos Roupa Nova do que aos Batanetes!
É que, mal por mal, os Roupa Nova sempre são um grupo musical. E têm de andar limpos e bem vestidos para fazer justiça ao nome que têm.
Agora os Batanetes... É que não se aproveitam actores, nem argumentos, nem guarda-roupa, nem cenários, nem o caraças! Venha o diabo e escolha.
Agora interrogo-me com uma dúvida muito pertinente: partindo do mesmo princípio que trouxe fãs dos Roupa Nova e dos Batanetes até nós, será legítimo afirmar que devem haver pessoas interessantes e inteligentes a dar de caras com os sites deles após terem tentado procurar os nossos?

12:24 da tarde  
Blogger Filipa diz que disse...

Só para incomodar... o Moebius é também o nome utilizado por um desenhador francês, recentemente alvo de uma exposição em conjunto com o Miyazaki. Talvez venha daqui a associação com fita... mas eu sou um quase zero matemático, logo...

6:18 da tarde  
Blogger Isa diz que disse...

Batanetes é muito, muito mau...

12:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home